Home Conheça os sintomas e tratamentos do novo Coronavírus (COVID-19)

Conheça os sintomas e tratamentos do novo Coronavírus (COVID-19)

A COVID-19 é um vírus altamente transmissível para o qual o organismo humano não criou imunidade, pelo fato de ser muito recente, e ainda não há nenhuma vacina contra o vírus. Nesse sentido, a prevenção é fundamental para evitar o contágio do novo coronavírus.




Apesar de o vírus estar causando muito medo na população, nesse momento é preciso ter calma e seguir as recomendações dadas pelo Ministério da Saúde: ficar em casa, lavar as mãos frequentemente e evitar aglomerações.

Porém, muitas pessoas têm dúvidas em relação aos sintomas da COVID-19 e como funciona o tratamento para pessoas infectadas. Há muita informação disponível sobre isso, mas organizada de maneira confusa.

Por isso, escrevemos este artigo de maneira clara e sintética sobre os sintomas e o tratamento do recente coronavírus. Leia este artigo até o final e previna-se!

Os Sintomas do Novo Coronavírus

A maioria das pessoas pensa que os sintomas da COVID-19 são os mesmos que os de uma gripe comum ou resfriado. Na verdade, alguns são bem similares, mas é preciso saber diferenciá-los para ter certeza antes de ir ao hospital, correndo o risco de ser realmente infectado.

A pessoa que está infectada por coronavírus, apresenta os seguintes sintomas de gripe: febre, algumas vezes cansaço, tosse, dor de cabeça. Diferentemente da gripe, a pessoa contaminada dificilmente terá coriza ou dor no corpo.

De forma mais clara, os sintomas do novo coronavírus são:

  • Febre acima dos 37,5° C;
  • Falta de ar ou respiração pesada;
  • Tosse constante;
  • Outros sintomas de gripe ou resfriado.

A recomendação do Ministério de Saúde para as pessoas que apresentarem esses sintomas é ligar no número 136 e aguardar atendimento.

Dá para saber se estou com gripe ou coronavírus?

Na verdade, é muito difícil diferenciar o novo coronavírus de uma gripe comum, pois os sintomas são bem parecidos, entretanto o primeiro pode evoluir bastante causando infecção pulmonar, falência renal e insuficiência respiratória. Por isso é mais associado a uma pneumonia que a uma gripe.

Mas ainda assim é difícil precisar, somente pelos sintomas, se é uma gripe comum ou o vírus. Saber se você está com coronavírus só é possível através do teste, que demora em torno de 7 dias (atualmente) para sair o resultado. Nesse meio tempo, a pessoa é tratada como caso suspeito e é isolada em sua residência ou, se estiver muito grave, em um leito de hospital.

Como Funciona o Tratamento para COVID-19

Atualmente, pessoas que apresentem sintomas como insuficiência respiratória, tosse e outros sintomas gripais são imediatamente tratadas pelos profissionais da saúde como casos suspeitos assim que recebem a notificação por parte do próprio paciente ou de familiares.

Dessa forma, ele é submetido a exames para saber se é ou não o novo vírus. Como, por enquanto, há poucos laboratórios capacitados para o teste de coronavírus no Brasil, o resultado pode demorar até 7 dias ou mais para chegar.

Nesse período, o caso suspeito ficará isolado em casa, tomando os devidos cuidados para não contagiar os outros familiares. Ou, se estiver apresentando um quadro grave da doença, ele fica isolado em um leito de hospital, sob o cuidado de médicos e enfermeiros.

Como não há uma cura para o coronavírus, o paciente em estado grave vai respirar com o auxílio de respiradores receberá os devidos cuidados na medida em que forem possíveis.

Para os casos confirmados que não apresentarem um quadro epidemiológico grave, o isolamento social sob medicação prescrita por profissionais é a recomendação.

Correm um risco maior de ter um estado avançado de COVID-19 idosos, crianças e pessoas com comorbidades (doenças pré-existentes). Esses são os chamados grupos de risco.

Acima você conferiu quais são os sintomas e o tratamento para casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus.