Deste o começo da pandemia até agora, o Rio de Janeiro registrou ao todo mais de 96.133 casos confirmados e 8.875 mortes pelo coronavírus. O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos, cerca de 1.086,990, e 50.659 óbitos.
Segundo relato à TV Globo feito pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, foi elaborado um estudo técnico não recomendando, ou seja, reprovando a inauguração de hospitais de campanha que ainda não foram abertos.
A justificativa da Secretária da Saúde do estado do RJ, é que existe uma redução na ocupação dos leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), com 55% de ocupação tendo um enorme custo mensal para permanecer com as atividades de um hospital de campanha.

Mesmo com o estudo apontando a possibilidade de uma segunda onda do coronavírus, o governo do Rio de Janeiro afirma que poderá propiciar assistência para toda população com a ativação de leitos que no momento se encontram impedidos.
A promessa do governo do RJ era que 7 hospitais de campanha já estivessem em funcionamento, porém apenas dois estão abertos, um na região de São Gonçalo, e o do Maracanã.
Fernando Ferry, médico e secretário de Saúde do Rio de Janeiro disse que deixará o cargo e pediu desculpas à população, e que tentou fazer o melhor.