Home Coronavirus no Brasil Governo de SP deve estender quarentena até 1º de junho

Governo de SP deve estender quarentena até 1º de junho

505

Nesta sexta-feira (8) deve ser anunciado pelo Governo de São Paulo a prorrogação da quarentena.

A medida deve ser realizada para as regiões do estado em que tem o maior índice de casos e mortes por coronavírus, além das áreas em que a taxa de isolamento ficou muito abaixo do recomendado.

Para estabelecer quais as medidas que o estado deve tomar, foram reunidos integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus, o governador João Doria, o prefeito Bruno Covas e os secretários.

Os detalhes de como, onde e o prazo do prolongamento da quarentena será anunciado na coletiva hoje (08/05) [Veja atualização aqui] pelo governador e prefeito.

Imagem: Reprodução/Governo de SP

O governo de São Paulo respalda a medida por conta do alto índice de contagio do novo coronavírus, principalmente na grande São Paulo. O estado tem um total de  39.928 casos confirmados e mais de 3.206 mortes por conta da pandemia.

Doria estuda a reabertura de mais serviços considerados essenciais, abrindo a economia, no entanto coloca alguns pontos a ser considerados e analisados com cautela, que são os novos casos confirmados da doença, quantidade de mortes, capacidade do Sistema Público de Saúde (SUS) e privado, e principalmente o respeito da população ao isolamento social.

A taxa de isolamento no estado está muito abaixo do ideal, na terça-feira (5) estava em 48% e na quarta-feira (5) caiu para 47%, e os hospitais já estão superlotados, dessa forma fica impossível uma reabertura.