Home Coronavirus no Brasil EUA enviará 2 milhões de comprimidos da hidroxicloroquina ao Brasil

EUA enviará 2 milhões de comprimidos da hidroxicloroquina ao Brasil

Segundo Bolsonaro, o presidente Donald Trump, mandará comprimidos do medicamento para ajudar o Brasil.

839

Em conversa hoje, quarta-feira (27) com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro, afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, irá enviar ao Brasil dois milhões de tabloides de hidroxicloroquina.

No Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro, reforçou a fala aos seus apoiadores, “Como é que está o Trump lá? Está bem? Tem quer ser Trump”.

“Ele está mandando para nós aqui dois milhões de comprimidos de hidroxicloroquina“, completou o presidente Bolsonaro.

Em inúmeras entrevistas, Jair Bolsonaro se diz a favor do uso do medicamento para tratamento contra a covid-19, porém não há comprovação cientifica da eficiência da hidroxicloroquina para tratar do novo coronavírus.

Imagem: Reprodução/AFP

De acordo com estudo divulgado pela The Lancet, o uso das drogas hidroxicloroquina ou mesmo da cloroquina, combinados ou sozinhos não oferece benefícios atestados para pacientes com a covid-19, pode até mesmo aumentar o risco de morte por problemas cardíacos.

A Organização Mundial da Saúde interrompeu os testes dos medicamentos devido ao risco eminente de óbito, a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, explicou que, devido à incerteza do uso do remédio contra o coronavírus, a opção da organização foi pela “cautela” e parou temporariamente os testes.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na semana passada que estava usando o medicamento, mesmo a FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos Estados Unidos da América recriminar o uso da cloroquina e hidroxicloroquina fora de ensaios clínicos ou em ambientes hospitalares devido ao risco de problemas cardíacos.

De acordo com o próprio governo, Trump não estava infectado com o novo coronavírus, e mesmo assim estava usando o medicamento como forma preventiva, que não é recomendado pela OMS.