Começou nesta segunda-feira (8) o primeiro dia útil para nova regra de circulação de ônibus em São Paulo com capacidade máxima de passageiros, apenas sentados.
Mesmo com a determinação da prefeitura de São Paulo, os transportes foram flagrados desrespeitando o decreto, que proíbe passageiros em pé nos ônibus.
Um flagrante registrado pela TV Record exibiu um dos muitos coletivos deixando o terminal de interligação da zona norte da capital acima da capacidade máxima de assentos.
De acordo com a reportagem, realizada por Bruno Picciano da TV Record, o fiscal do terminal de ônibus relatou que não podia impedir que os passageiros embarcassem nos coletivos parados na plataforma.

A prefeitura de São Paulo havia determinado a adição de mais 784 ônibus dos 2 mil previstos para operar em caso de necessidades, o que representaria 71% a frota de operação.
A medida imposta pela prefeitura da cidade de SP, visa garantir a segurança de todos que embarque nos ônibus, para tentar conter a propagação da pandemia do coronavírus, agora que a capital entrou na segunda fase do programa estadual de retomada da economia, com reabertura de alguns comércios.

Infelizmente, não há previsão de multa para descumprimento da medida á empresas de ônibus, apenas que a prefeitura de SP irá notificá-las.
Segundo a SPTrans, está havendo monitoramento da movimentação de passageiros e será feito todos as ajustes necessários para adequar a frota à demandas, disponibilizando coletivos vazios para atender os pontos mais cheios da cidade.